X

Artigos / Reforma da Previdencia: CCJ vota nesta quarta inclusao de Estados e Municipios; materia pode ir diretamente a Plenario

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vota na manhã desta quarta-feira, 04 de setembro, a Proposta de Emenda à Constituição 06/2019, que trata da Reforma da Previdência. A inclusão de Estados e Municípios no texto vai ocorrer por meio de PEC paralela, que também deve ser votada hoje. De acordo com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a matéria deve seguir diretamente para o Plenário.

A medida, de acordo com ele, foi possível após acordo entre lideranças partidárias que permitiu a quebra do prazo de 30 dias antes da votação inicial do texto na comissão. “Vamos ganhar 30 dias de discussão na matéria. A celeridade dessa proposta e a tramitação dela praticamente em conjunto com a PEC principal só vai ser possível porque nessa construção com todos os líderes, do governo, da oposição, dos partidos independentes, houve o diálogo e o entendimento”, afirmou.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, vem articulando junto a Alcolumbre e outros senadores a inclusão das medidas propostas pelo movimento municipalista. Desde a volta dos trabalhos legislativos, em agosto, eles já se reuniram em quatro oportunidades para tratar especificamente sobre o tema.